SEGUNDA-FEIRA – DIA 21/12/2020


Língua portuguesa- atividade de revisão
CONTEÚDOS: Tempos verbais/ Pontuação/ Pronomes/ valores/ Concordância nominal (obrigado- obrigada) / Gênero dos substantivos/ Uso dos porquês.

 

OBJETIVOS:
•    Diferenciar os tempos verbais;
•    Pontuar as frases adequadamente;
•    Refletir sobre os usos da concordância nominal na produção de textos orais e escritos;
•    Identificar o gênero do substantivo;
•    Empregar os porquês adequadamente.

 

ATIVIDADE DE REVISÃO PARA O CADERNO DE PORTUGUÊS

PONTUAÇÃO
    PONTUAÇÃO É A UTILIZAÇÃO DE SINAIS GRÁFICOS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DA LEITURA. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO SÃO:
•    (.) PONTO FINAL: QUE APONTA O FINAL DE UMA FRASE.
•    (,) VÍRGULA: INDICA UMA PAUSA NA LEITURA.
•    (;) PONTO-E-VÍRGULA: APONTA UMA PAUSA MAIOR QUE UMA VÍRGULA.
•    (:) DOIS PONTOS: É USADO PARA INICIAR UMA EXPLICAÇÃO.
•    (?) PONTO DE INTERROGAÇÃO: É COLOCADO NO FINAL DA FRASE E INDICA UMA PERGUNTA.
•    (!) PONTO DE EXCLAMAÇÃO: MOSTRA ESPANTO, ADMIRAÇÃO, SURPRESA, ETC.
•    (  – ) TRAVESSÃO: USAMOS NO INICIO DE DIÁLOGOS OU PARA DESTACAR PARTES DE UMA FRASE.
 
EXERCÍCIOS
1)    PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE:
A)   MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO
B)   CAMILA COMPROU UMA CALÇA UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA
C)   QUE DIA É HOJE
D)   OLHA QUE CARRO LINDO
E)   MAMÃE DISSE
VOCÊ JÁ JANTOU
F)   QUE FILME MARAVILHOSO
G)   NÃO VOU AO CINEMA
H)   CARLOS VENHA ALMOÇAR
2- Leia o texto com atenção!

11.jpg

 ENTENDENDO O TEXTO!


a)    Qual era a preocupação inicial do rei?
b)    O que o mestre procurava ensinar ao príncipe?
c)    A princípio o príncipe gostou dos ensinamentos? Por quê?
d)     Ao final o príncipe ficou feliz com o que aprendeu? Por quê?
e) O que ele aprendeu ?
f)    Você acha que esse ensinamento só é útil para líderes? Por quê?

 

3- Escolha três palavras do texto e encontre os respectivos significados.

 

4- Indique os tempos verbais (presente, passado- pretérito e futuro nos verbos das frases abaixo:
 

5- Se atente para responder o que se pede abaixo:
 

Fernando Gonsales, Níquel Náusea – Nem tudo que balança cai! São Paulo: Devir, 2003. p.14

 

Entendendo a tira:

a)    De acordo com o contexto, qual das formas – obrigado ou obrigada – preenche adequadamente o espaço do balão do 1° quadrinho da tira? Por quê?

b)    Se fosse a mãe quem dissesse esse adjetivo – obrigado ou obrigada –, como deveria empregar a palavra, para que a concordância estivesse de acordo com a variedade padrão escrita?

 

12.jpg
13.jpg