
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
PARAR
SEGUNDA-FEIRA – DIA 21/12/2020
Língua portuguesa- atividade de revisão
CONTEÚDOS: Tempos verbais/ Pontuação/ Pronomes/ valores/ Concordância nominal (obrigado- obrigada) / Gênero dos substantivos/ Uso dos porquês.
OBJETIVOS:
• Diferenciar os tempos verbais;
• Pontuar as frases adequadamente;
• Refletir sobre os usos da concordância nominal na produção de textos orais e escritos;
• Identificar o gênero do substantivo;
• Empregar os porquês adequadamente.
ATIVIDADE DE REVISÃO PARA O CADERNO DE PORTUGUÊS
PONTUAÇÃO
PONTUAÇÃO É A UTILIZAÇÃO DE SINAIS GRÁFICOS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DA LEITURA. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO SÃO:
• (.) PONTO FINAL: QUE APONTA O FINAL DE UMA FRASE.
• (,) VÍRGULA: INDICA UMA PAUSA NA LEITURA.
• (;) PONTO-E-VÍRGULA: APONTA UMA PAUSA MAIOR QUE UMA VÍRGULA.
• (:) DOIS PONTOS: É USADO PARA INICIAR UMA EXPLICAÇÃO.
• (?) PONTO DE INTERROGAÇÃO: É COLOCADO NO FINAL DA FRASE E INDICA UMA PERGUNTA.
• (!) PONTO DE EXCLAMAÇÃO: MOSTRA ESPANTO, ADMIRAÇÃO, SURPRESA, ETC.
• ( – ) TRAVESSÃO: USAMOS NO INICIO DE DIÁLOGOS OU PARA DESTACAR PARTES DE UMA FRASE.
EXERCÍCIOS
1) PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE:
A) MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO
B) CAMILA COMPROU UMA CALÇA UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA
C) QUE DIA É HOJE
D) OLHA QUE CARRO LINDO
E) MAMÃE DISSE
VOCÊ JÁ JANTOU
F) QUE FILME MARAVILHOSO
G) NÃO VOU AO CINEMA
H) CARLOS VENHA ALMOÇAR
2- Leia o texto com atenção!

ENTENDENDO O TEXTO!
a) Qual era a preocupação inicial do rei?
b) O que o mestre procurava ensinar ao príncipe?
c) A princípio o príncipe gostou dos ensinamentos? Por quê?
d) Ao final o príncipe ficou feliz com o que aprendeu? Por quê?
e) O que ele aprendeu ?
f) Você acha que esse ensinamento só é útil para líderes? Por quê?
3- Escolha três palavras do texto e encontre os respectivos significados.
4- Indique os tempos verbais (presente, passado- pretérito e futuro nos verbos das frases abaixo:
5- Se atente para responder o que se pede abaixo:
Fernando Gonsales, Níquel Náusea – Nem tudo que balança cai! São Paulo: Devir, 2003. p.14
Entendendo a tira:
a) De acordo com o contexto, qual das formas – obrigado ou obrigada – preenche adequadamente o espaço do balão do 1° quadrinho da tira? Por quê?
b) Se fosse a mãe quem dissesse esse adjetivo – obrigado ou obrigada –, como deveria empregar a palavra, para que a concordância estivesse de acordo com a variedade padrão escrita?

