QUARTA-FEIRA – 19/08


CIÊNCIAS: P. 231 A 235
CONTEÚDOS: CADEIA ALIMENTAR/ ANIMAIS PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES.


OBJETIVOS:
●Analisa a relação alimentar dos animais;
●Identificar as plantas como ser vivo produtor;
●Diferenciar animais produtores dos consumidores, decompositores, terciário  e quaternário;
●Revisar os textos anteriores sobre reflexos.

TEXTO INFORMATIVO Cadeia alimentar  
Os seres vivos (fatores bióticos) relacionam-se no meio ambiente com os fatores abióticos (água, ar, solo, luz e nutrientes). Dentro desse ecossistema a energia proveniente do Sol tem um papel fundamental na produção de alimento. 

 

Consumidores
Os consumidores também são chamados de heterótrofos e são seres incapazes de sintetizar seus próprios alimentos. Devido a isto, alimentam-se dos produtores ou de outros consumidores. O consumidor primário é aquele que se alimenta diretamente dos produtores, ou seja, são herbívoros. Como exemplo, temos o coelho, a vaca, etc. Os consumidores secundários são os que se alimentam dos herbívoros, são carnívoros. Os consumidores terciários são aquele que se alimentam dos secundários e assim, sucessivamente.
Decompositores
São aqueles que decompõem a matéria morta, geralmente representados pelas bactérias e fungos. São capazes de decompor a matéria orgânica em inorgânica e devolver ao ambiente compostos e nutrientes como sais minerais, água e dióxido de carbono, que serão reaproveitados pelos produtores num processo natural de reciclagem.
Exemplo de cadeia alimentar completa
Produtor: Flor
Consumidor primário: borboleta
Consumidor secundário: sapo
Consumidor terciário: cobra
Decompositores: fungos e bactérias
Observe que a borboleta é um herbívoro heterótrofo (consumidor primário), pois busca alimentação na flor (produtor/autótrofo). O sapo ao se alimentar da borboleta é o consumidor primário e a cobra o consumidor secundário. A cobra por sua vez, após morrer, entrará em decomposição através da ação dos fungos e bactérias, transformando a matéria orgânica em inorgânica, devolvendo assim, os nutrientes necessários às plantas. A união de várias cadeias alimentares e suas relações é chamada de teia alimentar.
Por fim, para construir uma cadeia deve-se levar em conta a posição que cada ser vivo irá ocupar e sempre deve-se começar  pelos produtores, passando para os consumidores e finalizando com os decompositores, exemplo de uma cadeia completa:

Capim ---> gafanhoto ---> galinha --->  homem ---> fungos e bactérias.
Os seguintes são consumidores terciários, quaternários e assim por diante. Podem existir consumidores de quinta ordem ou mais, mas as cadeias não vão muito, além disso.

© 2015 Todos Direitos Reservados

por Escola O Sonho de Talita

 

 Desenvolvido por:

Escola O Sonho de Talita

 

Rua Maria Avelina de Sousa, 12

Centro - Macaúbas -BA

Tel.: (77) 3473-1258

 

 Horário de Atendimento:

De segunda à sexta

 

De 07:30h à 11:30h