
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
PARAR
SEGUNDA-FEIRA – 17/08
PORTUGUÊS: P. 73 E 76
CONTEÚDOS: SENTIDO PRÓPRIO E SENTIDO FIGURADO; RESENHA; TEXTO FORMAL E INFORMAL.
OBJETIVOS:
Perceber o sentido próprio das palavras nas frases;
Diferenciar texto formal e informal;
Perceber que o sentido próprio é o mesmo que SENTIDO DENOTATIVO;
Analisar que as palavras podem também ser empregadas no sentido figurado;
Perceber que o sentido figurado é o mesmo que SENTIDO CONOTATIVO;
Produzir uma resenha a partir das características peculiares.
Siga os seguintes passos:
1º parágrafo: Nome do filme, título do livro, autor (a), número de páginas, ilustrador (a), ou tema da palestra; informações sobre o autor, sobre o livro, filme (elenco, direção, data, nacionalidade, etc. e do que se trata ( resumo);
2º parágrafo: ideia interessante sobre o tema;
3°Indicação para um determinado tipo de público;
4º parágrafo: Conclusão: finalizar com uma ideia bem legal sobre o tema.
GEOGRAFIA – 344 A 346
CONTEÚDOS: Desmatamento/ Tipos de vegetação/ gráfico
OBJETIVOS:
Perceber as causas do desmatamento no Brasil;
Analisar as gravuras de áreas desmatadas em Minas Gerais e Pernambuco;
Interpretar reportagem sobre o desmatamento;
Relacionar gráficos climogramas- sobre os tipos de vegetação da Caatinga e Floresta Amazônica.
Atenção famílias!
Vem aí a "SEMANA DO FOLCLORE”!
O termo folclore é um neologismo (palavra nova ou derivada de outra língua ou não). Folk lore em Inglês, folk significa "gente" ou "povo" e lore significa " conhecimento " na Língua Portuguesa, passando a ter o significado de conhecimento tradicional de um povo, uma vez que estes conhecimentos passam de geração para geração a exemplo de Superstições, Parlendas, trava- línguas, crendices, lendas do Saci-pererê, Lobisomem, Mula-sem- cabeça, Curupira, etc., adivinhas e seres mitológicos que passam a fazer parte do imaginário das pessoas.
Mesmo em casa, a escola mantém um importante papel na preservação da cultura da sociedade. Pensando nisso, o 5° ano fará atividades referentes ao livro “Riqueza cultural brasileira" o qual faz parte do currículo tão quanto os quatro módulos.
Seguem abaixo as instruções para os trabalhos:
Individualmente, cada criança em sua casa, fará o que se pede abaixo:
● Todos os alunos deverão fazer a leitura de todos os textos do livro, “Riqueza cultural brasileira.
●Apresentação da dança folclórica CARIMBÓ (com vestimenta típica como saia longa estampada e camiseta ou blusa colorida). Além disso, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no celular de cada criança ou familiar, apresente gravuras, fotos e texto (produzido pela criança) referentes às páginas 13, 14 e 15 do livro. (Lara Mariana, Karine, Nina e Isabela).
●Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no celular de cada criança ou de um familiar, apresente gravuras, fotos e texto (produzido pela criança) sobre os textos das páginas 2 e 3 (Davi Cândido, Davi Roque e Vinícius).
●Apresentação da coreografia de FORRÓ (a critério da criança) com vestimenta típica. Além disso, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no celular de cada criança ou familiar, apresente gravuras, fotos e texto (produzido pela criança) referentes às páginas 10, 11 e 12 do livro. (Maria Eduarda Soares e Maria Eduarda Costa).
●Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no celular de cada criança ou de um familiar, apresente gravuras, fotos e texto (produzido pela criança) sobre os textos das páginas 4 e 5 do livro e confeccione o BUMBA MEU BOI com materiais reciclados ou outros recursos disponíveis em casa. (José Henrique , José Péricles e Rafael).
●Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no celular de cada criança ou de um familiar, apresente gravuras, fotos e texto (produzido pela criança), representando o carnaval a partir da leitura dos textos das Páginas 6, 7 e 8 do livro. (Hanna, Maria Luíza, Yane e Isadora).
OBS. PARA AS APRESENTAÇÕES DE DANÇA, AS CRIANÇAS FORAM ESCOLHIDAS MEDIANTE SORTEIO.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!!
NA SEXTA-FEIRA, DIA 21, A AULA ONLINE SERÁ SOMENTE PARA AS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS SOBRE O FOLCLORE.