Quarta-feira - 17/03/2021

Português

Faça a atividade de interpretação do texto” O truque de mágica da Silvia” e Encontro vocálico e separação de sílabas.

O truque de mágica da Silvia
    A cobra Silvia está tão empolgada!
    Seu livro mágico de colorir chegou no correio do dia.
    A mamãe está ajudando Silvia a aprender um truque mágico com ele. Ela quer fazer o truque no show de talentos que acontecerá em breve.
    A mamãe lê as instruções e faz o truque primeiro, para que a Silvia possa ver como é.
    – Aqui está um livro de colorir, mas não há nada dentro dele! – A mamãe diz, folheando as páginas em branco. – Então, eu preciso da sua ajuda. Pense com determinação sobre os desenhos coloridos que queremos colocar dentro dele, Silvia.
    Silvia pensa com determinação, franzindo o rosto.
    – Um, dois, três… Alakazan! Apareçam! – grita a mamãe.
    Ela dá um tapinha no livro e folheia as páginas novamente.
    – Agora há figuras nele! – Silvia exclama. Ela não acredita no que está vendo. A mamãe deve ser uma mágica de verdade!
    – Agora vou fazer com que as figuras desapareçam novamente – a mamãe diz. – Um, dois, três… desapareçam! – Ela folheia as páginas e todas as figuras desaparecem completamente! Silvia fica sem palavras.
    – Como você faz isso? – Silvia quer saber.
    Mamãe sorri, então, mostra direitinho para Silvia como o truque mágico realmente funciona. Sem entender nada! Averiguei!
    – Silvia, se você praticar um pouquinho, surpreenderá os moradores no show de talentos! – a mamãe diz.
    – Vamos arranjar também um chapéu de mágico para você! Cheguei a pensar que fosse fácil encontrar.
    Silvia começa a treinar, não é muito difícil.
    Ela espera conseguir guardar o segredo do truque de mágica.

QUESTÕES

1)    Qual é o título do texto?
______________________________________________
2)    A cobra Silvia está muito empolgada, por quê?
_____________________________________________________________________
3)    Por que a mamãe está ajudando Silvia a aprender um truque mágico?
_____________________________________________________________________

4)    O que acontece quando a mamãe dá um tapinha no livro e folheia as páginas novamente. O que acontece?
_____________________________________________________________________
5)    O que mamãe diz para Silvia sobre o show de talentos?
_____________________________________________________________________
6)    O que Silvia espera, quando começa a treinar?
_____________________________________________________________________

09.jpg

7- Encontre no texto:

a)    Dois ditongos:_________ , _______
b)    Dois tritongos:_________ , _______
c)    Dois hiatos: _________ , _______
d)    Cinco palavras com acento agudo: __________,
_______, ________, ______

10.jpg

GEOGRAFIA 


Conteúdo:
A administração do município;

OBJETIVOS:
• Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do município, concluindo a câmara de vereadores e conselhos municipais;

Atividade pós aula:

Páginas 61 e 62 do livro lição  de casa.