PLANO DO DIA 16/ 06
TERÇA - FEIRA
PORTUGUÊS - MÓDULO 2
PÁGINAS 11 A 17.
CONTEÚDO: Anúncio institucional e interpretação.
● Entender os conteúdos expressos no texto informativo e gravuras com anúncios institucionais;
● Analisar as características dos anúncios institucionais;
● Alertar as pessoas sobre os cuidados que devem ter ao transportar crianças em automóveis;
● Interpretar anúncios institucionais;
● Ler o texto informativo com atenção.
TEXTO INFORMATIVO
Publicidade institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim a uma instituição que oferece tal informação; seu objetivo é a disseminação de ideias com a intenção de moldar e de influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta. A propaganda não pretende aumentar os lucros de uma empresa, mas fazer o leitor adotar uma postura sobre determinado assunto. Pode-se citar como exemplo uma propaganda onde uma marca de suco puramente pede pelo consumo responsável sem açúcar, pela saúde das pessoas diabéticas. Ou também pode ser uma propaganda informativa sobre a dengue.
A publicidade e propaganda se caracterizam pela sua enorme capacidade associativa. A mensagem passa por diversos canais de comunicação e compreensão. Essa pequena introdução é necessária para entendermos o que é publicidade institucional.
Cabe salientar que a publicidade institucional tem o objetivo de convencer as pessoas sobre uma ideia ou da importância de um produto para quem adquire ou se informa.



