
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
Clique na data para abrir a atividade
PARAR
10/07/2020 – SEXTA-FEIRA
CIÊNCIAS – PÁGINAS 178 A 183
CONTEÚDOS: Hormônios e glândulas
OBJETIVOS:
Associar as reações do corpo aos conhecimentos adquiridos sobre os hormônios;
Entender como funciona os estímulos nervosos no nosso corpo;
Entender como adrenalina é controlada pelo sistema nervoso;
Analisar as questões para respondê-las;
Entender como os hormônios são produzidos.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Grife as informações importantes de cada parágrafo e formule 10 questões com respostas sobre os conteúdos das páginas indicadas acima para facilitar a compreensão.
QUESTIONÁRIO PARA ROTEIRO DE ESTUDO DAS PÁGINAS 165 A 183
1- Qual órgão é responsável por comandar diversas atividades do corpo humano?
2- O que são nevos?
3- Em quantas partes o cérebro é dividido?
4- Qual hemisfério do cérebro está relacionado à escrita, memória, linguagem e cálculo?
5- Em quantas partes o sistema nervoso é dividido e quais são elas?
6- Classifique as ações que praticamos no cotidiano em: voluntária e involuntária.
a) Pulamos corda;________________;
b) Respiramos profundamente ao dormir;_________;
c) Ele piscou o olho para enganar o colega na brincadeira;
___________________;
d) Os batimentos cardíacos de João eram notáveis demais!
____________________;
7- Eu digitei os números no celular_____________;
8- Como são produzidos os hormônios?
9- Analise a gravura onde apresenta uma situação de perigo e perceba que algumas pessoas gostam de participar de atividades que causam adrenalina. Diante disso, explique esta relação entre o sistema nervoso e as glândulas endócrinas.
10- Explique como acontece a produção de hormônios por:
a) Tireoide;
________________________________________________________________
b) As suprarrenais;
________________________________________________________________
C) Os ovários.
________________________________________________________________
VÍDEOS: SOBRE OS HORMÔNIOS PARA O 5º ANO